• PERGUNTA
VAR: que novidade é essa?
08 Jul 2018 - Por abcdanoticia

 

por Renata Figueira de Mello

No país do futebol, tão triste quanto deixar a Copa do Mundo nas quartas de final é desconhecer as novidades nas regras mundiais do esporte. O VAR foi determinante nos jogos disputados, porque permite ao árbitro do jogo uma consulta a imagens de vários ângulos da mesma jogada, durante o jogo, para decidir – em caso de dúvida visual – se houve falta, pênalti, ou qualquer outra irregularidade passível de punição.

Mas o que, ou quem, é o tal VAR? E por que esse nome? Bem, a sigla é uma abreviação para Video Assistant Referee  (em inglês) que pode ser traduzido como árbitro assistente de vídeo.  É um juiz de futebol, qualificado, como o que está em campo, que assiste ao jogo de uma cabine especial com câmeras estrategicamente colocadas para seguir cada jogada em detalhe e sob ângulos diferentes. Ele não tem o poder de interferir no jogo, mas pode ser acionado pelo árbitro de campo sempre que houver uma dúvida, ou ainda comunicar-se com ele se vir alguma coisa irregular longe da jogada acompanhada pelo colega em campo.

Em resumo, aprovado pela FIFA, o VAR é o mais novo companheiro do árbitro de campo. Um terceiro auxiliar (além dos “bandeirinhas”- juízes de linha), que usa a tecnologia para garantir decisões mais justas, revistas e menos equivocadas.

Nem todos os campeonatos locais de futebol vão aderir ao VAR de imediato, até por exigir investimentos em tecnologia de imagem ainda não contratados. Mas o presidente da Conmebol, entidade responsável pelos campeonatos americanos, Alejandro Domingues, garantiu que Copa Libertadores da América e Sul-Americana terá a utilização do VAR  a partir das quartas de final. Parece mesmo uma inovação decisiva, que veio para ficar.

 

Um comentário sobre “VAR: que novidade é essa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




© Copyright 2015 - ABC Notícias. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily